sábado, 16 de outubro de 2010

Aula Prática: fungos - 2º ano 2010


Na natureza há diferentes tipos de fungos. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição. Temos também os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos, como, por exemplo, a penicilina.


Os fungos são seres vivos eucarióticos. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses.
Outro tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos esporos, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os esporos preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta
característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento. Os diversos tipos de micoses que conhecemos são originadas por microfma úmido e quente), como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é complicado por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há pesquisas avançadas e trabalhos iuitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o ser humano desta companhia desagradável e prejudicial.Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.


Roteiro de aula prática:
Material utilizado: fungos, lupa, microscópio, pinça, lâmina, lamínula, máscara e luvas

Procedimento experimental:

  1. Observe com o auxílio da lupa, os bolores do pão e o cogumelo;
  2. Retire um pedaço do pão e leve ao microscópio para observação dos esporângios;
  3. Observe a anatomia externa do cogumelo e faça um desenho indicando suas estruturas;
  4. Relate e desenhe o que observou.

Obs.: não esqueça de dizer a que grupos os fungos observados pertencem;




Orelha de pau

Cogumelo





























Visualização ao microscópio


Nenhum comentário:

Postar um comentário